DIGIMON (Digital Monsters), de Akiyoshi Hongo

331316-digimon-adventure

“Digimons, digitais, digimon são campeões!!!(2x) Eeeeeeles vão se transformar, paaaaaara o seu mundo salvar….”

Se você leu isso com a voz da Angélica cantarolando na sua cabeça… Não se preocupe… Você não é o único!😂😂😂

Só é um sinal de que você já está beirando os 30 anos e de que (assim como eu) assistia seus animes favoritos na TV aberta.😵 Bons tempos? Não necessariamente…😐

P.S: Pra você que não conhece, clique aqui e curta a música original de abertura. Muuuito mais legal…😎

Então caros nerds sedentos por guloseimas. Sei que andei ausente ultimamente. Tem tempo que não posto no blog, mas foi por uma boa causa… Minha preguiça!😂😂😂😂

Mas vamos deixar minha permanente ociosidade de lado e falar de anime.

digimontri_1

Digimon é um dos animes de maior sucesso no mundo. Conta com sete temporadas – nem todas conexas umas com as outras – mas todas seguindo uma mesma premissa: Jovens/adolescentes que encontram seus amigos virtuais (digimons) e vivem grandes aventuras para salvar o Digimundo e, de vez em quando, a Terra.

Óbvio concorrente direto de Pokémon, inclusive pelas semelhanças entre os animes, Digimon tem um foco diferente. Não são simplesmente jovens que entram em rinhas de galo batalhas pra ver qual bichinho é mais forte e ganhar competições. Em Digimon, os protagonistas (sim, tem mais de um) têm como foco salvar o mundo de ameaças malignas. Eles não lutam para se divertir e nem para competir, lutam sempre por uma causa maior e, na maioria das vezes, se veem obrigados a isso.😣😣😣

A interação entre os jovens digi-escolhidos e seus parceiros digimons, ao menos me parece, muito mais íntima e intensa do que a dos treinadores e seus pokémons.

Isso pra mim fica bem mais visível nas temporadas “principais” do anime. Em Digimon Adventure e Adventure 2, cada digimon apresenta características e personalidades tipicamente humanas e intrinsecamente relacionadas aos seus parceiros humanóides. Na temporada atual, Digimon Adventure Tri (que está sendo lançada a conta gotas no Japão😡) os jovens já crescidos começam a passar por conflitos existenciais; se questionam do porque de serem eles os escolhidos para lutar; porque devem largar suas vidas em prol dessa luta pelo bem ou se vale a pena levar seus amigos virtuais para arriscar suas vidas em lutas fatais.

Permeando todos esses problemas, os digimons afloram cada vez mais as características que faltam em seus parceiros humanos, completando assim uns aos outros. Nessa relação conflituosa, ambos crescem a medida que compreendem seus temores e enfrentam seus “monstros internos”. Esse crescimento é muito bem representado pelas digi-evoluções dos digimons. Eles crescem em poder e maturidade, sempre atrelados ao amadurecimento de seus parceiros humanos.

digimon_adventure_battlecuts_by_amastroph-d7t6s6v

Em Digimon é muito evidente a relação de amizade (na verdade é quase uma relação familiar – em homenagem aos melhores, mais amplos e modernos conceitos de família😊) entre as partes envolvidas. Você nota em alguns personagens o envolvimento similar ao de mãe/pai e filho, em outros o vínculo é de irmãos. E por trás disso existe um temor e uma constante atmosfera de perda, já que os humanos e os digimons raramente ficam juntos por muito tempo. O relacionamento costuma sempre ter uma separação indesejada e cheia de receios sobre se um dia se reencontrarão. Totalmente diferente de Pokémon, no qual a relação é muito mais de posse e possuidor (ressalvadas as exceções evidenciadas no anime).

5a6b6d948a3fd659ddd0667337360fb4

Ademais, a trilha sonora original de Digimon possui uma das músicas de abertura mais nostálgicas e legais de todos os tempos, de todos os animes, de todos os universos🤓 bonitas e inspiradoras de todas. Esqueça aquele remedo de música que a Angélica cantou na versão nacional… Boa mesmo é a original em japonês.

Enfim, se você é um nerd de verdade (não igual ao que @adsonamt diz ser😅) e nunca deu uma chance à Digimon: tente. Vá de mente aberta e capte a essência da história por trás de todas as lutas, humor e aparente infantilidade dos personagens.

São desenhos como este que ajudam a moldar o caráter de crianças pequenas. Com lições bem sutis (mas as vezes nem tanto) de vida, amizade, coragem e esperança, permeadas por uma realidade fantasiosa onde tudo parece ser possível, os pequenos podem desenvolver ótimas personalidades, incrementando o convívio social e aumentando suas habilidades cognitivas sobre o certo e errado – o bem e o mal.

cttR16D(1)

Obs.: Não me levem a mal!!! Eu gosto de Pokémon, mas de uns anos pra cá o anime vem, pra mim, perdendo o encanto que tinha quando eu era pequeno. Mas quando se fala dos jogos de video game, aí não tem discussão. Os de Pokémon são uns dos meus favoritos!!!😎

Dica do Junior: Das sete temporadas as minhas preferidas são Digimon Adventure, Adventure 2 e Digimon Tri. As demais são totalmente desconexas do anime original, então se não quiser assistir, não vai fazer falta. Digimon Frontier também é muito boa pois mostra os humanos se transformando em digimons… Qual fã nunca tentou se transformar em Angemon??? 😇😇😇

Nota: 4,0/5,0 (Recomendado).

Visto em: Desde de 2001 até 2016… Uou!!!😳

Formato: Streaming de video; Saudosa TV Globinho e via Torrent.

Plataforma: TVs de tubo e LED.😝

Animes relacionados: Digimon Adventure; Digimon Adventure 2; Digimon Tamers; Digimon Frontier; Digimon Savers (único que nunca assisti até hoje – e ainda me considero fã😞); Digimon Xros Wars; Digimon Adventure Tri; as 400 temporadas de Pokémon e qualquer outro anime que você preferir…

11 comentários Adicione o seu

  1. adsonamt disse:

    Olhakikiridinho, definição de nerd do dicionário:

    nerd |nârde|
    (palavra inglesa)
    adjetivo de dois gêneros e substantivo de dois gêneros

    [Informal] Que ou quem tem comportamento considerado pouco social e parece interessar-se geralmente apenas por assuntos técnicos ou científicos.

    “nerd”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/DLPO/nerd [consultado em 10-05-2016].

    Kédizê, não entra na definição do termo “gostar de mangá…”.

    Tu te atipa porque eu não sou obrigado!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. etiojunior disse:

      😂😂😂😂😂😂😂

      Curtido por 1 pessoa

      1. adsonamt disse:

        Não tenho vocação para cosplay de Sailor Moon… Kkkkkk! Prontofalei… Pra mim é tudo igual.

        Curtido por 1 pessoa

  2. COSME ARAUJO DE MESQUITA disse:

    GOMAMON 😍😍😍😍😍

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá Junior!
    Tenho tanta saudade desse desenho 😦
    Nunca consegui ver ele completo e nem imaginava que ainda passava :O
    Seu post só me fez querer ver ainda mais.
    Ps: Nunca gostei de pokemon 😛
    Bjos
    https://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

    1. etiojunior disse:

      Oi Kelen!
      Realmente é um anime pelo qual eu tenho um carinho especial!
      Se não tiver paciência ou não tiver como ver todas as temporadas, assista apenas Digimon Adventure, Adventure 2 e a nova Adventure 3 (que ainda não acabou, mas está sendo liberada de 8 em 8 episódios por semestre)…
      Vale a pena!😁
      Obrigado pelo comentário e continue seguindo a gente!!!
      Bjos

      Curtir

  4. Apesar de gostar de ambos os animes. Concordo que Digimon tem um grau de maturidade bem maior na história, ele explora muitos problemas pessoais dos personagens como a questão do Matt e TK com a separação dos pais.
    A pouco tempo tive de rever todo o anime, pra poder prestigiar os “filmes” do Digimon Tri., não sei se você ficou sabendo mas devido ao grande sucesso que fez Digimon Tri. faz uma semana que saiu uma noticia que esta sendo trabalhado em uma nova temporada intitulada “Digimon Universe: Appli Monsters”.
    Pena que o musico que fez parte da trilha sonora original do anime faleceu esse ano, mas faz parte é que é bom fica imortalizado.

    Curtido por 1 pessoa

    1. etiojunior disse:

      Nossa!
      Não sabia disso!!!
      Muito legal mesmo, tomara que saia logo.
      Sempre gostei muito de digimon e esperei muito tempo pra ver os outros personagens principais evoluirem para suas formas extremas!!!😁

      Curtido por 1 pessoa

      1. Acho que todo mundo sentiu uma certa curiosidade em relação como estaria esses personagens principais, devido a isso do Digimon Tri acabou fazendo bastante sucesso. Espero eu que essa suposta nova temporada seja tão boa quanto o anime já foi um dia.

        Curtido por 1 pessoa

  5. Rafael disse:

    Caraca! Mano Júnior, você trouxe do baú uma jóia. Bom rememorar o quão bom é Digimon e suas referências no mundo humano e nas relações no seio social.
    De coração, obrigado!

    Curtir

Deixe um comentário