🎲Especial Alexander Pfister, boardgame designer.🎲

Digital StillCameraMudando um pouco a temática, vamos conversar um pouco sobre 🎲jogos de tabuleiro🎲, um hobby que está voltando com tudo e que tem conquistado muita gente. E, para falar de jogo bom, tenho que falar de um designer 👨‍🎨 que, apesar de ter lançado seu primeiro jogo relativamente há pouco tempo e de não ter muitos jogos no mercado (são cerca de 10, considerando os reimplementados), é um cara que já tem muito prestígio e admiradores no hobby (eu sou fanzaço dele). “O cara é bom mesmo!” – Tio Etio dando as caras por aqui…😎

O nome do meu crush “(🤢)” dele é Alexander Pfister 😍, um 💸 economista 💸 austríaco de 45 anos. Ele começou a criar jogos quando criança 😈, sendo que a primeira publicação aconteceu em 2008 (Freediver of the Caribbean, pela Public Solution, não veio para o Brasil).

Mas foi em 2015 que ele despertou mesmo o interesse da comunidade de jogadores, quando o Broom Service 🎃 ganhou um dos mais conhecidos prêmios 🥇 de boardgames, o alemão “Kennerspiel des Jahres”. “Mais que merecido! As editoras estão perdendo tempo não trazendo esse incrível jogo pras terras tupiniquins… Fala sério! – Tio Etio de novo, e agora chega de me identificar…👍🏻 Desde então, sempre que anuncia um novo projeto, causa grande expectativa para os boardgamers em todo o mundo 🗺 . Dá para ter uma noção dos motivos a partir das breves descrições dos jogos, que faremos ao longo dos próximos dias 🗓. Mas, para experimentar um pouco da genialidade do cara, só colocando seus jogos na mesa! “Exceto por Isle of skye… kkkkkkkkk”! Nhééééé… o jogo é bom sim! Acreditem em mim! E nas avaliações do Ludopedia!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um de seus diferenciais em relação aos outros criadores é justamente o de inserir na mecânica 👩‍🔧 algum aspecto 💸econômico💸, como: um leilão 🔨, ou valorização de ações, disponibilidade de força 💪de trabalho👷, demanda e oferta, produção e agregação de valor de bens, sistema de compensação “ou tudo isso junto e misturado numa salada de boardgames”. Nesse aspecto ele consegue ser bem competente.

Mais uma característica de seus jogos é que a 🍀sorte 🍀 é um fator sempre presente, mas ela não é determinante e sempre é moderada ou compensada de uma forma muito inteligente 🤓 para que a estratégia prevaleça em maior ou menor grau, como acontece no incrível Oh my Goods!.

Outra peculiaridade do Pfister é a sua habilidade de combinar mecânicas 👩‍🔧👩‍🔧 simples de maneira que elas se equilibrem, se complementem e aumentem a complexidade do jogo. É o que se vê nitidamente em Mombasa e Great Western Trail.

img_2916
Pensa na alegria que foi completar essa coleção!

Seus jogos podem ser considerados eurogames (já falei sobre isso aqui no blog), aqueles jogos nos quais as mecânicas 👩‍🔧👩‍🔧 são mais importantes que o tema e a vitória 🏆 se dá por contagem de pontos. “Dominion mandou recordações. Alguém bem que poderia dar a ideia pros criadores dele de fazer uma versão com um tema/história de verdade”!!!

A complexidade de seus jogos é variada, agradando tanto em ocasiões mais festivas🎉, com o Port Royal, quanto em jogatinas mais hardcores🤘, com o Mombasa. Independentemente desse aspecto, todos os jogos dele são incríveis! “Exceto Isle of Skye… kkkkkk”!🤣🤣🤣

Obviamente, ele tem ajuda de alguns outras pessoas que são muito competentes no ramo, como o Andreas Pelikan, que é co-autor do Broom Service 🎃 e do Isle of Skye 🏝, bem como dos ilustradores Klemens Franz (Agricola, Caverna e Orléans) e Andreas Resch (Istanbul e The Speicherstadt).

spiel_16_essen_-_isle_of_skye_-_andreas_pelikan_-_alexander_pfister_28229
Andreas Pelikan e Alexander Pfister.

Depois disso tudo, vamos fazer nos próximos dias um breve 🛫tour sobre cada um dos principais jogos do Pfister, mais ou menos em ordem de data de criação. “Exceto Isle of Skye…. MENTIRINHA, ele também vai aparecer por aqui… kkkkkkkk”!😅

Como sugestão, e um pouco de atrevimento, pois não pedi permissão para o dono do canal, compartilho com vocês um vídeo recente no qual ele dá uma entrevista para o canal Jogatina de Quinta, do Romir, e fala um pouco sobre sua vida e o processo de criação dos jogos, enjoy👍 it:

Amanhã será dia de conhecer o cardgame Port Royal.

“Um bjo para nossa legião de dois fãs e até a próxima!”🍸

Anúncios

5 comentários em “🎲Especial Alexander Pfister, boardgame designer.🎲

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s