Pokémon Trading Card Game -da Pokémon Company

É chegado o grande dia… Após mais um período de merecidas férias do Blog… Depois de tantas promessas, tanta conversa fiada, tantas juras, finalmente este Glorioso Blog vai falar de um dos meus do meu (@EtioJunior) assuntos favoritos único assunto da atualidade (que é simultaneamente uma das maiores fontes de ódio, desprezo, desconsideração e rancor de @adsonamt… Sim, ele é desses… 😂).

Eu AMO odiar anime, mangás e afins! E tacho mesmo! Temos que ser verdadeiros com nossos 2 fãs! (@adsonamt)

14566316_10207658696927238_7601592435177401834_o

Meus chás!!! É só o que vejo!!! 😍😍😍😍😍 @adsonamt

Então encoste-se confortavelmente e vamos trabalhar nosso vocabulário juntos dialogando sobre Pokémon Trading Card Game!!! 😍😍😍😍img_7858Se alguém aí reparar bem nessa imagem, vai se recordar que talvez tenha sido a primeira vez que citei o jogo de cartas dos “Monstros de Bolso”, lá no longínquo ano de 2016 (pegue seu óculos vermelho e clique aqui para “vermelhor”😑).

Pokémon Trading Card Game, ou Pokémon Estampas Ilustradas (como foi traduzido para terras tupiniquins) ou simplesmente Pokémon TCG é um jogo de combate de baralhos entre dois adversários que foi publicado inicialmente no Japão em 1996, pela empresa Media Factory.

Ou Pokémon super-trunfo. (@adsonamt)

Foi o primeiro card game baseado na então aclamada série de mangás, jogos de Game Boy e futuro anime: Pocket Monsters – Pokémon. Três anos depois, em 1999, o jogo foi levado para TrumpLand (vulgo Terra do Tio Sam ou EUA para os íntimos 😂, mas na época o chefe era o Bill Clinton) pela empresa Wizards of the Coast. Após isso, apenas em 2003 a franquia de TCG passou a ser licenciada pela recém criada Pokémon Company Internacional (subsidiária ocidental da Pokémon Company japonesa). Fonte: Bulbapedia.bulbagarden.net.

jpcardback
O verso das cartas lançadas em 1996.
verso-carta-pkm
Imagem atual das cartas modernas.

Não sei dizer ao certo quando foi que a coleção foi lançada primeiramente no Brasil (juro gente, pesquisei várias vezes no Dr. Google e não achei nada oficial, então se alguém aí souber, pode soltar o verbo) mas, após o licenciamento ter sido iniciado pela Copag (isso mesmo, aquela antiga marca de baralhos que seus avós e tios te ensinaram a jogar Buraco quando você era pequeno… Ou isso foi só comigo??? 😵) as cartas passaram a ser lançadas entre meados de 2011 e 2012. Segundo o site da empresa, a primeira coleção lançada foi a “Black and White – Próximos Destinos” que, por sinal, foi a coleção de estreia dos poderosos (mas nem sempre) Pokémon EX.

Este slideshow necessita de JavaScript.

img_8549
Look no Keldeo EX e no Rayquaza EX. Duas cartas que já foram muito valiosas no competitivo. O dragão talvez ainda seja…🤐

Mas não vá pensando que o Tio Júnior aqui é algum tipo de jogador profissional e que já andou por aí humilhando pobres criancinhas jogadoras de Pokémon TCG… Loooonge disso… Eu sou nada mais do que um mero iniciante apenas 🤓.

pokemon_trading_card_game_coverart
Clássica caixinha do Pokémon TCG para Game Boy Color

Eu já tinha conhecimento da existência de Pokémon TCG desde o início da década de 2000, quando fiquei sabendo que havia um jogo de Game Boy homônimo. Contudo, na época eu simplesmente olhei e pensei: nhééééé… Como vocês bem sabem, eu sempre fui fã da franquia Pokémon (não tanto do anime)(Ooooooooiiiii????!!!! @adsonamt), e sempre que pude eu joguei os games de Game Boy, Game Boy Advanced e Nintendo DS (claro, na época eu era “probre de marré deci”, então jogava essas coisas na base do emulador de PC mesmo…Ok, talvez não tão pobre🤐), mas me restringia apenas ao RPG.

 

 

pokemon_trading_card_game_gbc_screenshot1
Telinha inicial do jogo de GB Color.

 

Muuuuuitos e muuuuitos anos mais tarde, eu descobri que existia o jogo de Pokémon TCG, com cartas físicas, e mais algum tempo depois, que tal jogo havia sido transportado para os PCs, Macs e Tablets. Nessa ocasião eu resolvi instalar o jogo no meu iPad 2 (Ok ok, não tão pobre mais) mas não me lembro bem se eram as limitações gráficas da época do jogo, ou se foi minha falta de paciência que me fez desistir. Joguei o modo tutorial e pronto. Acabou…

copia-de-hqdefault
Surfing Pikachu!!!😂

Então, com a aguardada estréia de Pokémon Go para os smartphones brasucas, subitamente me veio à lembrança a existência do TCG para tablets. Pronto… Essa foi a minha perdição…😂😂😂😂😂(Não! Foi a MINHA perdição! @adsonamt) Dei uma segunda chance ao game e foi vício instantâneo. É um jogo simples de aprender e ensinar; fácil de jogar; que segue uma dinâmica parecida com a dos RPGs da série; além de guardar certa semelhança com outros grandes super-trunfos (@adsonamt) TCGs mundiais (Magic, Yu-Gi-Oh!, etc).

 

Além disso, o vício calhou de ocorrer apenas um mês antes da nossa viagem de férias para tirar “uma fotinha” com o Mickey lá nos EUA (veja como foi clicando aqui, aqui, aqui e aqui ❤️). E foi aí que iniciei minha coleção de cartas de Pokémon TCG. Lá as cartas são menos caras e possuem versões que não chegam ao Brasil (pelo menos até agora), além de coleções e box das mais variadas. Coisa que todo colecionador que se preze amaria pagar para ter, mas só Arceus sabe pq isso não vem pra cá…(sacou a referência???😎) (Claro que não! @adsonamt).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Grande parte das cartas e itens que tenho hoje eu trouxe na viagem, mas desde então já comprei muita coisa por aqui (Copag sabe bem disso, né dona Copag!!! Cadê meu cartão fidelidade???).

Bom, não tenho a pretensão aqui de ensinar ninguém a jogar o TCG. Pra isso existe o jogo (e seu respectivo tutorial) de computador/tablet, que você pode baixar gratuitamente clicando aqui. Além disso, existe uma penca de vídeos no YouTube ensinando o passo a passo. Só tome cuidado, pois andei assistindo alguns que derraparam nas explicações…(falou “O” mestre Pokémon…kkkkkkk) Ah, também tem um tutorial no site da Pokémon, bem aqui.

Maridos, esposas, parentes, pais e professores! Eu faço um apelo: não permitam que seus queridos tenham contato com isso! O vício é difícil de tratar! (@adsonamt)

Apenas para fins meramente ilustrativos, deixo um ensaio sensual de minha última aquisição. O kit Arena de Batalha do Keldeo e Rayquaza. Caro? Sim, mas minha satisfação vale cada centavo!!!😎

Este slideshow necessita de JavaScript.

Importante frisar que se você não quiser, não precisa gastar nenhum centavo com o jogo online. Com um pouquinho de dedicação, você consegue ganhar a moeda virtual do game e trocar por cartas, decks, itens promocionais, expandir sua coleção (tudo isso virtual), jogar torneios online e partidas em tempo real com jogadores do mundo todo. Outra coisa legal é que cada vez que você compra algum produto físico do TCG ele vem com um (ou vários) códigos que podem ser abertos no jogo virtual e receber as cartas compradas fisicamente!!! Isso é muito legal!!!😍 Abaixo, algumas imagens do jogo Pokémon TCG Online:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os amantes de Monstros de Duelos (Yu-Gi-Oh!), Magic e etc vão espernear lendo um post como esse. Vão dizer que o jogo não presta, que é muito simplório, que Pokémon é ruim, que é de criancinha blá blá blá blá… Eu perfeitamente reconheço a superioridade estratégica e de público desses outros dois TCGs. Mas Pokémon TCG tem expandido sua influência sobre todas as faixas etárias (considerando apenas a cronologia @adsonamt). Existem jogadores que só conheceram o jogo no ano passado, quando do advento de Pokémon Go. Isso traz uma nova sobrevida ao TCG sem precedentes. E com a possibilidade real de participar de torneios aqui no Brasil e no resto do mundo, me arrisco a dizer que jogadores de outras franquias voltaram (ou migraram) para Pokémon TCG pelas maiores chances de ganhar seus prêmios do competitivo (que diga-se de passagem, são prêmios em dinheiro).

E tendo em vista que o número de competidores em Pokémon TCG é bem mais reduzido que nos demais, as chances são matematicamente maiores. Mas claro, não pense que apenas comprando alguns decks prontos e mais alguns pacotinhos de cartas você poderá sair por aí ganhando mundiais. Não mesmo. É preciso um certo preparo (que você pode adquirir no jogo online e partidas presenciais), investir em algumas cartas realmente raras e que quase todo mundo usa e, por fim, escolher que tipo de estratégia será o seu guia para montar seu baralho.

Blá blá blá! (@adsonamt)

E, para finalizar, mais algumas imagenzinhas da minha coleção:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Muito bem, meus amados. Vamos ficar por aqui. Já escrevi em demasia e eu agradeço imensamente aos que leram até o final. Esperamos que tenham gostado do post e fiquem ligados que, apesar do Blog andar meio paradinho, ainda temos muito o que falar!

Sigam-nos, curtam-nos e compartilhem-nos!

Ah… e sigam-nos também no nosso perfil do Instagram @guloseimasnerds! 😘

Deixe um comentário

