[Maratona 💀] O Último Adeus, de Cynthia Hands. [S03E03]

o-ultimo-adeus-cynthia-hand-darkside-books-capa-cover-final2.pngOlá pessoas nerds!

Hoje encerro o último capítulo da última temporada da última maratona Darkside de 2016. Essa terceira maratona foi meio zoada porque uma ressaca literária me pegou de jeito depois que li Warriors. Acho que, na verdade, foram uma série de fatores, dentre eles a nossa viagem para a Disney, o cansaço mesmo, e a vontade de fazer outras coisas e principalmente o fato de eu não ser obrigado! 😎

Para encerrar bem a última temporada dessa maratona, vou falar um pouco sobre este livro surpreendentemente bacana que é O Último Adeus, da Cynthia Hand.

Narrado em primeira pessoa, por Alexis (Lex), que inicia um tratamento terapêutico para superar a trágica e repentina morte de seu irmão caçula Tyler (Ty), que cometeu suicídio.

Desculpa, mãe, mas eu estava muito vazio.

img_0292Lex e sua mãe procuram os motivos que possam justificar o que Tyler fez consigo, mas talvez essa não seja a melhor forma de superar o luto. Elas não se lembram como é a felicidade, pois a desestruturação da família já provocara um trauma importante na vida de ambas e, algum tempo depois, a morte de Ty agrava muito a situação.

O terapeuta de Lex, Dave, sugere que ela comece a escrever um diário, pois ela não queria tomar remédios controlados. Mesmo incrédula de que fosse dar algum resultado, ela topa. E o livro é isso: uma mistura do diário de Lex com os fatos narrados ora no presente, ora no passado.img_0288

Não há muito o que falar sobre o enredo desse livro, pois posso revelar spoilers. Mas retrata a vida de uma adolescente que está migrando para a vida adulta e tem que lidar com situações muito adversas para prosseguir a vida.

img_0283O interessante é que a autora passou por situação semelhante, talvez venha daí a sensibilidade para lidar com um tema tão pesado que é o suicídio. A leitura flui rapidamente, é fácil de ler. Não tem assim uma densidade muito grande, e acho mesmo que essa foi a proposta da autora.

Apesar de ser um livro da Darkside (faz parte do selo Darklove), não é uma história de terror, nem sobrenatural. Mas há, nos primeiros capítulos, elementos que podem levar o leitor a pensar que é um livro de horror, pois a presença de Ty é muito forte nessas primeiras partes. Mas depois que tudo se resolve, o leitor entende que não se trata de nenhum fenômeno do além.

Sobre a edição da Darkside:

fullsizerender-11Não há o que se falar além do de praxe. Ah, não! Minto. Eu não me recordo de ter encontrado erro de revisão neste livro. Parece que a editora está sendo mais diligente nesse aspecto. Mas enfim, uma arte de capa linda, criativa, a folha de guarda muito legal, os rabiscos no início de cada capítulo revelam as fases de superação de Lex, as letras azuis, a fitinha cor azul caneta BIC… Um livro lindo para embelezar a estante, além de trazer dentro de si uma história muito agradável de ler, apesar de ter um tema espinhoso.

Sobre a autora: Cynthia Hand divide seu tempo entre o sul da Califórnia, onde vive com o marido e o filho, e o sudeste de Idaho, perto das Montanhas Teton. Escritora best-seller do New York Times, Hand dá aulas de escrita criativa na Universidade de Pepperdine. Na mesma linha de Os 13 Porquês (Jay Asher) e Se eu Ficar (Gayle Forman), O Último Adeus é o seu primeiro romance contemporâneo.

img_0285Conselho do tio: leia! Sem medo! É sempre bom aprender um pouco sobre esses tabus da vida, principalmente quando existem histórias que aconteceram relativamente perto de você, com pessoas que você conheceu. E não deixe de ouvir a trilha sonora do livro enquanto lê! Ela está disponível no Spotify, neste link.

Nota: Não vou mais dar notas aqui no blog. Mas se você faz questão de ver as estrelas, pode visitar meus perfis no Skoob ou no Goodreads. Depois não diga que a culpa é delas.

Adquirido em: 23/07/2016.

Lido: 25/11 a 04/12/2016.

Formato: boa, velha e cheirosa celulose.

Plataforma: my hands!

Quanto paguei: 24,90, na Amazon.

Editora/Selo: Darkside.

Livros relacionados: A Menina Submersa, Em Algum Lugar nas Estrelas, O Demonologista, relacionados pela temática da morte.

o-ultimo-adeus-cynthia-hand-darkside-books-caneta-768x47

Anúncios

Um comentário em “[Maratona 💀] O Último Adeus, de Cynthia Hands. [S03E03]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s