Jogos de Tabuleiro Modernos: 5 opções de jogos para começar sua coleção.

Olá queridos geeks,

Viver neste mundo conectado de meu Deus às vezes cansa um pouco! Então que tal lembrar um pouco os velhos tempos e arranjar diversão offline, porém em grande estilo?

Para ajudar vocês a saírem um pouco do campo eletromagnético, falaremos hoje sobre jogos de tabuleiro modernos (ou boardgames, como preferirem) e daremos sugestão de 5 jogos para começar sua coleção e juntar os amigos para uma jogatina sem downloads e uploads.

c6008dd6215609c2ba80326533d19d61-2

Jogos de tabuleiro modernos são aqueles diferentes dos que conhecemos de nossa infância. Quem não lembra dos clássicos Jogo da Vida, Banco Imobiliário (Monopoly), War/Risk, Perfil, Detetive (Clue), Scrabble, Uno/Can Can? Claro que esses jogos são divertidos, mas existem outras opções menos antiquadas, mais divertidas e com temáticas mais interessantes.

vrios-jogos-de-tabuleiro-preos-variados-20161005153225

Existem até categorizações desses jogos de acordo com sua origem ou mecânica. Quanto à origem eles podem ser:

  • Eurogames: São os de origem europeia, em sua maioria alemães. São jogos que predominantemente privilegiam a estratégia à sorte, alguns exigem habilidades de negociação ou diplomacia. Possuem partidas mais curtas e a mecânica das jogadas é mais importante que o tema. A complexidade varia muito, dos mais simples aos mais difíceis de aprender. Geralmente são jogos que remetem a períodos históricos, exploração de terras, produção de recursos, comércio. Na maioria deles, o vencedor é aquele que atingir uma quantidade de pontos ou que fizer mais pontos em uma quantidade de rodadas e não há eliminação de jogador. São eurogames por excelência: Catan, Carcassonne, Agrícola, Puerto Rico, dentre outros.
  • Ameritrash: apesar do nome ser um pouco pejorativo, existem sim jogos divertidos desenvolvidos nos Estados Unidos. Esses jogos geralmente tem alguma temática do momento ou são baseados em alguma franquia do cenário pop (Star Wars, Harry Potter, Game of Thrones, Drácula, Senhor dos Anéis, Hobbit…). Esses jogos têm um fator sorte mais presente que os eurogames, mas não deixam de ter ao menos alguma estratégia presente. Costumam ser mais demorados e o objetivo varia de acordo com a temática. Podem possuir muitos componentes, miniaturas e um trabalho gráfico mais caprichado. São exemplos: Arkham Horror e Battlestar Galáctica.
  • Wargames: São aqueles jogos cuja mecânica é baseada no tema de guerra, seja no mundo real ou na fantasia. Existe uma variedade enorme desse tipo de jogo.

2370673-gray-opaque-rpg-dice_c1086f59-fe2f-4c74-b5a3-af186c19ec60_grande

Quanto à mecânica, existe uma infinidade de classificações. E elas podem ser combinadas em um jogo, por isso citarei algumas que eu acredito que sejam mais comuns.

  • Rolagem de dados: Mecânica clássica de rolagem de dados. Não é preciso muita explicação. Alguns dados são usados para revelar números, outros para revelar poderes ou ações.
  • Deck Building: o jogador precisa acumular cartas, formar o próprio deck, para cumprir algum objetivo. Alguns permitem que cartas sejam eliminadas do deck, outros não. Alguns permitem que cartas descartadas voltem para o deck para serem usadas depois.
  • Jogos cooperativos: os jogadores atuam contra o tabuleiro, em conjunto. Ou todos perdem, ou todos ganham. Não há um vencedor único.
  • Escolha de ação: o jogador escolhe qual ação irá realizar na sua vez, dentre as disponíveis no turno.
  • Alocação de trabalhadores: muitos jogos usam essa mecânica, que consiste em colocar meeples (peoes) no tabuleiro para ativar alguma função.
  • Existem muitas outras mecânicas como: blefe, pontos de ação, aposta, tabuleiro modular, voto, simulação, memória… Mas não vou detalhar mais para o post não ficar maior que o que já está.

tumblr_lw02asYbt51qf9agbo1_1280.png

Quanto à ocasião:

  • Family games: São jogos para família, que acolhem todas as idades. Quando possuem tema, geralmente é algo mais inocente.São bons exemplos: Ave Caesar, Apples to Apples e Tabu. São aqueles jogos para jogar entre pais e filhos, tios, sobrinhos, avós…
  • Party games: privilegiam a interação entre as pessoas e possuem regras simples e partidas curtas. Geralmente são mais divertidos quando tem muita gente para jogar,  como: Saboteur, Bang!, The Resistance e Coup. São aqueles jogos para levar pro churrasco do amigo ou da família e acabar com transformar a festa.
  • Jogos de estratégia: exigem um ambiente mais tranquilo para favorecer a concentração.

Repito que todas essas categorias não são estanques, elas podem ser combinadas em um único jogo, mas pelo menos uma delas irá prevalecer.

Para saber o que jogar, antes de tudo, é preciso conhecer o seu perfil de jogador e de sua turma. Para isso pode-se procurar alguma luderia em sua cidade (indicarei nossas favoritas em Brasília), se houver, e testar opções de jogos antes de comprar. Se não houver, segue as dicas do tio que não tem erro!

Então vamos para a parte mais interessante! Vou sugerir um kit básico de boardgames que eu acredito que todo mundo que queira começar tem que ter, ou se você tem uma galera fixa para jogar, cada um da turma pode comprar um jogo diferente (pode adquirir nesta ordem):

Este slideshow necessita de JavaScript.

1º – Catan: esse é unanimidade, diversão garantida! Já falamos dele aqui no blog! E ainda há muito mais o que falar, pois ele tem milhares de expansões no exterior. Se você tiver facilidade para trazer de fora, faça isso, pois as expansões já estão lançadas, lembrando que se comprar nos EUA, as expansões também deverão ser americanas, se comprar na Europa, as expansões deverão ser europeias, pois pode haver diferenças de padrão entre as edições. Se não puder, compra a edição Brasil, lançada pela Grow, que a diversão é exatamente a mesma. A Grow lançou o jogo básico, para 3 ou 4 pessoas (caixa vermelha grande), a expansões para até 6 pessoas (caixa vermelha pequena) e a navegadores que acrescenta mais 8 cenários (variações) ao jogo (caixa azul). As expansões são vendidas separadamente. Esse jogo não tem erro. É o preferido de muita gente.

  • Tipo: família, estratégia.
  • Categoria: Negociação.
  • Mecânicas: dados, tabuleiro modular, rotas, comércio e administrar recursos.
  • Complexidade: média-baixa (num primeiro momento parece que tem muitas regras, mas é muito fácil de assimilar).

Este slideshow necessita de JavaScript.

2º – Ticket to ride: um jogo de rotas de trem, cujo objetivo é viajar para vários lugares no mapa. Existem várias versões desse jogo, com vários mapas e regras adicionais (Europeu, Ásia, Países Nórdicos…), mas o clássico é o mapa Americano, com as regras básicas. Ele possui expansões também, vendidas separadamente. Existe uma versão comemorativa de 10 anos, que é simplesmente maravilhosa de linda! Além de tudo isso, é um jogo divertidíssimo e em breve falaremos mais sobre ele aqui no blog. A Galápagos Jogos trouxe para o Brasil as versões original, com o mapa dos EUA e a Europe, com o mapa da Europa e algumas regras adicionais (túneis, balsas e estações) que deixam tudo mais interessante.

  • Tipo: família.
  • Categoria: trens, viagem.
  • Mecânicas: sorteio de cartas, administração de recursos, rotas e interligações, coleção de conjuntos e alguma estratégia.
  • Complexidade: bem tranquilin.

Este slideshow necessita de JavaScript.

3º – Carcassonne: um jogo que o tabuleiro é formado no decorrer da partida. Logo tem uma rejogabilidade altíssima, pois é impossível que uma partida seja igual a outra devido à aleatoriedade dos tiles (peças) de chão, que são sorteados para formar o terreno dessa Carcassone fictícia. O objetivo do jogo é conseguir pontos de vitória com seus ladrões, cavaleiros, monges e fazendeiros. Quem pontuar mais ganha o jogo. No Brasil, ele chegou a ser produzido pela Grow, mas agora é editado pela Devir e já vem com duas mini expansões. Possui várias expansões também, qua aumentam ainda mais as possibilidades de jogo, muitas delas já publicadas pela Devir.

  • Tipo: família.
  • Categoria: medieval, construção de territórios.
  • Mecânicas: controle de área e influência, tabuleiro modular e dinâmico, colocação de tiles.
  • Complexidade: muito fácil.

Este slideshow necessita de JavaScript.

4º – Istanbul: em Istanbul, os mercadores estão atrás de suas pedras preciosas e são capazes de fazer tudo para conseguir essa riqueza, nem que tenham que transações pouco ortodoxas. O tabuleiro pode ser aleatório e a alocação de trabalhadores é a mecânica principal do jogo. Com regras relativamente simples, é bem divertido de jogar sem prejudicar a estratégia. Vence quem conseguir um número predeterminado de esmeraldas. No Brasil é vendido pela Grow.

  • Tipo: estratégia.
  • Categoria: economia.
  • Mecânicas: rolagem de dados, movimento em linhas e colunas, tabuleiro modular, recolher e entregar, alocação de trabalhadores.
  • Complexidade: médio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

5º – Ascension: um jogo de cartas, cujo objetivo é fazer mais pontos matando monstros e acumulando heróis e estruturas de aprimoramento (mechanas). Um jogo fácil, que tem zilhares de expansões, possui uma versão online para tablets e smartphones muito bem feita também. Dá até para jogar sozinho naqueles dias em que seus amigos te ignorarem. No Brasil, é fabricado pela Funbox, com uma qualidade que não deixa nada a desejar em relação ao original.

  • Tipo: estratégia.
  • Categoria: jogo de cartas e fantasia.
  • Mecânicas: sorteio de cartas, acúmulo de cartas e administração de recursos.
  • Complexidade: média-baixa.

É isso amigos, são cinco excelentes jogos para começar sua coleção e fugir um pouco dos clichês do mercado (que são divertidos também, mas todo mundo já conhece), com mecânicas e temáticas variadas e, em breve, falaremos um pouco sobre os jogos mais complexos, para evoluir um pouco mais na dificuldade das regras.

E se você é de Brasília e quer jogar para conhecer antes de comprar seus jogos, indicamos três luderias (elas possuem loja online e despacham para todo o Brasil). Eles possuem um catálogo muito bom de jogos disponíveis para jogar na loja, alugar ou comprar.

  • Inside Games, na 513 sul, Bloco B, Loja 54 (virada para a quadra residencial, entrando pela W2 (insidegamestore.com.br).
  • Ludoteca BGC, na CLS 315 Sul, Bloco B Loja 13 (ludoteca.com.br).
  • MTG Store, na CLN 307 Norte, Bloco B Sala 219 (mtgstore.com.br).
  • É possível achar alguns desses jogos nas livrarias Cultura e Leitura.
  • Algumas lojas online americanas vendem e entregam jogos no Brasil, como a Amazon, Barnes & Noble, Target e Books a Million, mas o frete e o imposto de importação cobrado pela alfândega brasileira podem desestimular bastante. Talvez seja vantajoso em épocas de Dólar baixo.
  • Algumas lojas online de outros Estados também são boas para comprar seu boardgame, são elas: Bucaneiros, Nerd Offline, Bravo Jogos, Tabulândia e Ludosfera. Basta dar uma Googlada!

Por ora é isso, queridos nerds! E finalizo com uma última sugestão: junte AQUELES 5 amigos, cada um compra um jogo e terão muitos momentos de diversão offline!

Até mais!

Anúncios

Sobre adsonamt

Advogado, servidor público, leitor inveterado, decidi criar esse blog para curtir um período sabático escrevendo sobre o que gosto de fazer. Minhas paixões: livros, chás, gatos, comida boa, música, board games e seriados (não necessariamente nesta ordem, depende da vibe do momento).

9 pensamentos sobre “Jogos de Tabuleiro Modernos: 5 opções de jogos para começar sua coleção.

  1. Como sempre sensacional. Tenho aqui WAR edição especial, onde os “peões” são tanques e soldados. É muito legal, com uma dinâmica mais legal ainda. E ainda tenho outros mapas de outros wargames, com a temática da 2ª Guerra Mundial, mas jogabilidade mais densa e demorada. Pena que não tenho parceiros para jogar 😦
    Grande abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    • Tenho uma versão antiga de War, da década de 90, assim como de War II, da mesma época e que eu acho ainda mais legal! Por último comprei o Risk, que é o jogo original. Eu curto bastante, mas é difícil achar parceiros para jogar War! Mas nos indique outros wargames! Um abraço!

      Curtir

  2. Pingback: Preferidos de 2016. | Guloseimas Nerds

  3. Pingback: 5 jogos baratos para os dias chuvosos… | Guloseimas Nerds

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s