Euphoria: Construindo uma melhor distopia – de Jamey Stegmaier e Alan Stone

euphoria-2

Dilma, é você??? 😂😂😂

Era uma vez uma terra distante e farta em recursos naturais, repleta de um povo trabalhador e cheio de vontade de viver. Porém, grandes forças políticas atuavam (e atuam) nas sombras da sociedade com objetivos escusos, mantendo a população o mais afastada possível da realidade 👿.

Não raro, alguns poucos iluminados conseguem abrir seus olhos e escapar dessa pseudo realidade criada com a única razão de atender aos interesses privados de alguns poucos poderosos e manipuladores💸.

Não meus nerds… Não estamos falando do Brasil…

euphoria

Estamos falando de Euphoria, uma terra distópica e criada sobre as bases de uma civilização devastada pela ganância e egoísmo (tudo isso soa tão extremamente familiar, não é mesmo???😫). Hoje vamos conversar um pouco sobre esse jogo de tabuleiro que te coloca na pele de um tirano ditador e autoritário que busca manter a sociedade alienada e ocupada o bastante para não ter tempo de pensar e nem prejudicar o seu projeto de poder! E além disso, manter o seu carisma elevado e sua figura admirada pela população. Qualquer semelhança com alguma realidade não é mera coincidência!

Antes de mais nada, sei perfeitamente o quanto estamos devendo resenhas/comentários de jogos aqui no glorioso Guloseimas Nerds – GN. Eu sei!!! Não precisam fazer anus glicosados (o famoso c… doce). Mas vocês também sabem o quanto o Tio Júnior aqui é preguiçoso e meio, não e mesmo?…😂 Mas chega de lenga lenga. Vamos ao que interessa!!!

Lançado pela Stonemaier e editado no Brasil pela Fire on Board Jogos, Euphoria é um jogo de tabuleiro que mistura rolagem de dados, armazenamento de recursos, uso de habilidades especiais de personagens, alocação de escravos trabalhadores e uma série de interações com um tabuleiro e peças tão lindos quanto a caixa do jogo.

Neste boardgame o tirano vencedor (sim, cada jogador aqui assume o papel de um ditador 😱) será aquele que conseguir habilidosamente equilibrar alguns fatores: manter seus trabalhadores “burros” e ao mesmo tempo ter um elevado nível de carisma perante a massa.

euphoria-2

Veja a paisagem da terra de Euphoria!

 

euphoria-map

Tabuleiro completo. Lindo, não é mesmo???

Ele funciona da seguinte forma: cada “administrador” possui um número inicial fixo de subordinados que são representados por dados numerados de 1 a 6. No turno de cada “político” ele rolará os dados e o número que sair determinará o nível de conhecimento da realidade de cada trabalhador. O total da somatória dos números de todos os dados do “gestor” (hoje o post vai ser trabalhado na ironia e nas aspas) é aplicado em uma pequena tabela que determina o nível de conhecimento geral de sua “nação” (facção, etnia, classe, como você desejar chamar seus escravos trabalhadores) na ditadura em que vivem.

11637909_1047925385240410_1552051642_n

Trabalhadores escravizados em ação! Fonte: onboardbgg.com

Com seus trabalhadores prontos, cada “líder” posicionará, um por turno, em uma das regiões do tabuleiro (tem que ter muito cuidado para não mudar os números tirados nos dados). O tabuleiro é divido em partes e cada uma delas representa o território de uma “pátria” (Icarianos 😾; Wastelanders; Euphorianos e Subterrâneos). Por sua vez, cada território possui localidades que, ao se posicionar um trabalhador, uma ação é realizada – seja a compra de algum dos recursos disponíveis (alimento, energia, dorgas  êxtase ou água, dentre outros), cartas, utilização dos recursos angariados para escavação de túneis, liberação de novas áreas (mercados) e assim por diante.

11992058_1047925241907091_405481604_n

11780527_1047925375240411_817510624_n

Alguns dos recursos que podem ser adquiridos com o trabalho duro e o suor dos seus labutadores. Fonte: onboardbgg.com. Os meeples são tããããão lindos!

O ponto central do jogo é que cada “administrador” não trabalhará com um único povo em específico. A jogada é saber administrar todos os governados, recursos e respectivas ações para, assim, espalhar para os operários e “cidadã0s” toda sua glória e esplendor como “grande camarada” que acha que é.

E para te ajudar nessa empreitada, cada “líder supremo” terá em seu auxílio dois recrutas (representados por cartas que são sorteadas aleatoriamente no início do jogo) que podem ser de facções diferentes. Cada um deles terá habilidades/poderes que podem te ajudar de várias formas distintas: seja reduzindo o conhecimento geral das pessoas/trabalhadores; seja aumentando seu carisma entre o público ou até garantindo ganho extra de recursos produzidos. Todas as ações acima (resumidamente) detalhadas tem como foco principal espalhar sua autoridade (que são os marcadores com formato de ⭐️) como “comandante máximo” pelas terras de cada comunidade.

11948062_1047925361907079_1509850852_n

⭐️ de autoridade. Fonte: onboardbgg.com

O jogo termina quando o primeiro “estadista” espalhar 10 estrelas de autoridade por toda Euphoria estabelecendo-se, assim, como o maior “regente” dentre as distopias já vistas.

Bem, meus caros. Nossa pretensão aqui no glorioso GN não é ensinar passo a passo o gameplay dos jogos que trazemos, mas sim um visão contextualizada e panorâmica do que vocês encontrarão ao adquirir tais boardgames.

“Bem, meus caros” é o c&#&ˆ%*!!! Vou invadir essa bagaça aqui para dizer que meu colaborento esqueceu de dizer algo muito importante!!! Os 6 dilemas morais que podem ser resolvidos durante o jogo! E eles fazem referências a obras literárias que são distopias clássicas, como Fahrenheit 451, Admirável Mundo Novo, 1984, dentre outras, sem contar a fabulosa fábula fabulenta A Revolução dos Bichos… E eu AMO  😍😍😍😍😍 esse boardgame porque ele reúne dois de meus hobbies favoritos: ler distopias e jogar uma distopia!!! É SENSACIONAL! Vamos marcar uma partida? by @adsonamt

euphoria3

11942253_1047925265240422_690470148_n

Tabuleiro pronto para a jogatina!!! 😍 Fonte: onboardbgg.com

Confesso que Euphoria está longe de ser um jogo barato (caro bá garái🤑!!!) mas, se você estiver nadando na bufunfa e puder gastar os Temers💰💰💰 necessários, pode investir sem medo. Euphoria é um jogo divertido e que envolve estratégia num nível mediano. Ou seja, é fácil de aprender, ensinar e qualquer um pode jogar horrores. Além de ser um dos jogos mais lindos e bem produzidos que já vi.

Vale a pena o investimento sim, meus caros leitores, ainda mais se você é um apaixonado por distopias como eu! Ao jogá-lo você verá que vale muito a pena o dindin gasto, afinal poupança e cartão de crédito estão aí para nos ajudar, não é mesmo? by @adsonamt

Dica do tio Júnior: Você pode fazer deste um jogo sem grandes pretensões, já que sua mecânica de lançamento de dados e aquisição de recursos traz muito a tona o fator sorte, mas se o jogador souber usar a cabeça, pode compensá-la bastante com uma boa estratégia. Ademais, tente botar esses seus miolos pensantes para trabalhar e usar da criatividade para contar aos jogadores da mesa toda a história envolvida no game, o por que de cada ação e o resultado de cada jogada. A experiência vai ficar ainda melhor! Acredite!😎

Nota: 4,5/5,0 (Diversão garantida).

Adquirido em: Inside Games.

Quanto paguei: Aproximadamente R$350 Temers!!!😫😫😫 Não teve Frete pois a loja fica aqui em terras Candangas (Brasília) e fomos retirá-lo pessoalmente.

Editora: Fire on Board jogos.

Então é isso, fico por aqui! Fiquem ligados que tem muito mais jogo de tabuleiro vindo por aí!!!

Até lá, e não se esqueçam de curtir, compartilhar e seguir o Blog!

Bjundas!!!😘

Anúncios

Sobre Etio_Junior

Advogado não praticante, servidor público distrital, adorador de animes, mangás, felinos, séries humorísticas, de super heróis e terror/suspense; amante de filmes de diversos gêneros (apesar de não assistir tantos quantos gostaria), video games de ação, aventura, tiro, lutas (adoooro!!! - apesar de ser péssimo nesse tipo de jogo) e com um pequeno dom para desenhar, eu tento fazer de tudo um pouco para deixar a vida mais e mais feliz a cada dia.

2 pensamentos sobre “Euphoria: Construindo uma melhor distopia – de Jamey Stegmaier e Alan Stone

  1. Pingback: Preferidos de 2016. | Guloseimas Nerds

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s