Dia do Orgulho Nerd e Dia da Toalha: Nosso manifesto NERD!

dia-da-toalha-star-warsOlá NERDS leitores desse blog mais bleep blop bloop dos últimos tempos 🤓!

Hoje é uma data muito especial para todos nós NERDS! E os tios vão explicar boa parte dessa história!

Começando pela terminologia, vem a pergunta:

O que é ser “NERD”?

Os dicionários seguem mais ou menos a mesma linha e a definição de que mais gostamos foi a do dicio.com.br:

adj. Diz-se da pessoa muito inteligente que prefere estar estudando ou se dedicando a alguma atividade intelectual de seu interesse.
Designação atribuída aos antissociais, às pessoas que se dedicam ao estudo ou ao trabalho de maneira exclusiva; cujo interesse pessoal está restrito aos assuntos científicos; antissocial.
s.m. e s.f. Essa pessoa: meu irmão é um nerd que só tira boas notas!

O que achamos mais interessante é que apesar de ter um sentido ainda pejorativo na definição, nós NERDS temos ganhado cada vez mais espaço na mídia (principalmente na Internet) e, por isso, o termo está cada vez mais desatualizado, pois nós, NERDS, estamos desmontando alguns mitos a nosso respeito e, por consequência, o termo precisa ser ressignificado.

Basta olhar alguns NERDS famosos (homens e mulheres) que vocês vão perceber que eles não se enquadram no perfil “antissocial”, “tímido”, “introspectivo” ou de “uma pessoa desprezível, tola, que não tem habilidades sociais ou é aborrecidamente estudiosa ( … )” como define o dicionário Oxford de Ingês.

Vamos enumerar alguns astros NERDS: Jodie Foster, PC Siqueira, Fernanda Young, Iberê Tenório do Manual do Mundo, Mayim Bialik, Mark Zuckerberg, Lisa Kudrow, Larry Page, Natalie Portman, Sergei Brin, Tina Fey, Eduardo Sporh, Tim Cook, Shakira, Isaac Asimov, J. K. Rowling, Douglas Adams… E o Sheldon Cooper??? E a Hermione Granger??? Nossos NERDS favoritos da ficção!

Até porque o clã NERD comporta muitíssimo bem, a diversidade🌈: tem aqueles mais geeks que curtem tecnologia, tem os gamers e seus joysticks, tem os que curtem mangás e animes com seus Cavaleiros do Zodíaco preferidos, tem os que gostam de ler ficção científica e fazem suas imersões nas distopias, os que gostam de assistir seriados e amam Sheldon Cooper, tem os que se ligam em jogos de tabuleiro e funcionam mais no modo analógico, os rockers, os leitores de HQ e seus super heróis com suas cuecas por cima das calças, o gays NERDS e suas divas pop, os hackers do bem… Muitos se enquadram em vários desses subgrupos, outros não se identificam com alguns, mas nem por isso deixam de ser nerds.

Kédizê… a revolução nerd está em curso kiridinhos!!! Sorrateira e rapidamente estamos conseguindo cada vez mais espaço no coração das pessoas! E isso é muito bom, pois somos pessoas que conseguem transmitir algum conhecimento, porque viemos ao mundo para aprender. Qualquer um pode ser nerd, melbayn! Não é maravilhoso? Basta ter curiosidade em alguma coisa. Precisamos deixar aquele velho esteriótipo com a cara na poeira! Por isso acho que deveriam existir vagas exclusivas para NERDS nos estacionamentos.

Então, se você é NERD e se sente constrangido, venha cá, junte-se ao time e sai desse armário! Põe a cara no sol🌞! Seja fabuloso! Não vale a pena guardar só pra você o que tem de bom aí dentro dessa mente fantástica e desse coração cheio de coisas sensacionais! Compartilhe com o mundo o seu universo e será bem mais feliz!

A origem do Dia do Orgulho NERD é uma referência à primeira premier cinematográfica do filme de Star Wars, Episódioi IV: Uma Nova Esperança, de George Lucas que inaugurou a saga nos cinemas no glorioso dia 25/05/1977.

Refere-se também à série Discworld, de Terry Prachett, em cuja história se situa o “Glorioso 25 de maio”, data em que ocorreu a inauguração da República, com a queda da monarquia em uma batalha fantástica que deixou vários mortos que são lembrados com flores de lilás pelos sobreviventes.

O Dia da Toalha é uma referência a Douglas Adams. A data foi escolhida pelos fãs que saem de toalha para celebrar a vida e obra do autor da famosa série de livros que inicia com o Guia do Mochileiro das Galáxias (GMG).

Mas porque a toalha? Segundo o autor, a toalha é um item essencial a qualquer mochileiro das galáxias porque pode servir para uma infinidade de coisas além de ter valor sentimental. Assim Arthur Dent, o personagem principal da série, carrega a sua por toda a sua aventura, e a toalha é tão presente na série que vira praticamente um personagem. E o dia 25/05 é duas semanas após a morte de Adams que, segundo a lenda e por ironia do destino, portava uma toalha no dia de seu ataque cardíaco fulminante.

E a vida do NERD é ainda cheia de coincidências. O tio aqui fez um planejamento de sua meta de leitura anual, seguindo alguns critérios, dentre eles o de intercalar obras de ficção-científica com outras de outros gêneros, para não cansar! E veio a calhar que estou lendo “O Salmão da Dúvida”, obra póstuma do Douglas Adams na semana do Dia da Toalha e só há uma expressão que possa resumir isso: “é muito amor nesse destino!!!”.

Vejam também o nossos posts sobre nossa participação no evento literário sobre esta importantíssima data comemorativa e a resenha do GMG!

Que a força esteja conosco!

Até mais e obrigado pelos peixes!

img_2337

Anúncios

10 comentários em “Dia do Orgulho Nerd e Dia da Toalha: Nosso manifesto NERD!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s